Não é de hoje que o Facebook percebeu a importância ao investir em vídeos para engajar seus usuários. Atualmente, 500 milhões de pessoas assistem vídeos na rede social todos os dias gerando cerca de 4 bilhões de visualizações orgânicas e pagas na plataforma. Contudo, mesmo com um dos menores CPCs do mercado de anúncios para vídeo (U$0,64), quem tenta a sorte nele nem sempre tem um bom resultado. Por quê?
A resposta é bem simples e basta se perguntar: você entra no Facebook com a intenção de comprar algo?
É claro que a maioria vai responder que não. As maiores interações analisadas pelo próprio Facebook na rede social são as curtidas, o que colocaria quem interage numa fase bem inicial do seu funil e sem muita perspectiva de evolução. Contudo, a própria rede social e especialistas do mercado ensinam como mudar sua perspectiva e montar uma estratégia para gerar vendas em sua loja guiando seus leads por um funil exclusivo. Vamos ver como?
Vamos começar com o seu vídeo. O Facebook fornece alguns dados para levar em conta na confecção do seu anúncio:
- Eles são veiculados automaticamente após aparecer no feed do seu lead em potencial.
- Após 3 segundos, eles contarão como visualização em seu dashboard.
- 85% deles serão vistos sem som, segundo a Insivia.
Levando em consideração, você sempre deve criar vídeos que gerem engajamento desde o início sem depender de sons ou descrições. Além disso, é preciso dar o tom da mensagem logo no início e não se preocupe em qualidade profissional de cara, mas tenha em mente para considerá-los quando quiser aumentar sua chance de conversão.
Agora vamos falar do seu público e a primeira etapa do seu funil. Ter um local com um público bem definido vai ser fundamental para aumentar a sua amostra.
Quanto ao Facebook, ele possui um público maduro, a partir dos 25 anos, que representam quase 70% ou 1,3 bilhões de pessoas pelo mundo com uma taxa aproximada de engajamento de 0,7% do Facebook (iG).
Sua primeira campanha deve ser feita com o seu público quente, ou seja, quem de alguma forma interagiu positivamente com a sua oferta: curtidas, newsletters, curtidas na sua página ou qualquer outra interação que mostre o engajamento do seu produto.
Esse público servirá para testar sua campanha e definir quem realmente é seu público alvo.
Nessa etapa, crie um vídeo que mostre os benefícios do seu produto e como a sua empresa pode ajudar seus leads. Sempre inclua um case de sucesso em sua campanha, pois esse fator tem sido diferencial para uma melhor taxa de conversão, segundo a rickmulready.com.
Obs: É importante nessa etapa antes de veicular o vídeo, implantar o pixel do Facebook Ads no seu site ou landing page. Isso vai permitir que o Facebook obtenha os dados necessários para definir quem de fato converteu a sua oferta nas próximas etapas.
Agora você irá ampliar sua oferta e impactar seu público frio, ou seja, quem ainda não teve contato com a sua oferta.
Crie uma nova campanha, dessa vez, com um alcance mais amplo, segmentada de acordo com o desempenho de sua campanha anterior, utilizando as ferramentas do Facebook Ads. Assim você irá aumentar o público de quem visualiza seus anúncios e gerar mais entradas no seu site/landing de quem não tinham contato pela sua oferta, mas que tem o mesmo perfil de quem já entrou.
Agora entra em ação o recurso de retargeting proporcionado pelo pixel do Facebook, que permitirá você gerir o seu funil, captando quem entrou no seu site e impactando com novos vídeos para aumentar a sua chance de conversão. Você também precisará mudar seus vídeos, com uma abordagem mais direta, abordando o problema da solução e incluindo calls to action cada vez mais diretos, sempre redirecionando a pessoa para a sua página.
A partir desse ponto, você poderá otimizar e experimentar dentro das suas campanhas para observar onde há a melhor conversão, com a ajuda do dashboard de métricas na plataforma que permite analisar e segmentar o seu público, avaliar seus vídeos, inclusive, observando até quanto de cada vídeo foi visualizado (em números e porcentagem).
Um outro motivo para apostar no Facebook é sua constante otimização no Ads, como o novo formato “Coleção” (Collection, em inglês), que permite que seus usuários vejam o vídeo e acessem uma mini-galeria de produtos no próprio anúncio, sem precisar sair da página.
Aproveite e faça um teste hoje mesmo com a sua loja virtual e melhore sua conversão apostando nos vídeos da PRODUZZ!
Fonte: Neil Pattel, RickMulready.com, TubularInsights, Insivia, Facebook for Business e iG.com
Oⅼá, eu curti muito esse post! Parabéns!!