Como você está investindo em mídias digitais? A pesquisa “Digital AdSpend 2019” revelou que o investimento em publicidade online chegou à marca de R$16,1 bilhões no Brasil, somente no ano passado. Destaque para o vídeo, que foi o formato de mídia mais utilizado pelas marcas.
A pesquisa faz parte de um relatório criado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), em conjunto com a consultoria PwC, com o intuito de ajudar a guiar o caminho das empresas através de uma visão estratégica dos investimentos e das tendências em mídias digitais.
Neste artigo, você vai conhecer os principais destaques do estudo, além de saber mais sobre os vídeos digitais, que estão mais em alta do que nunca.
Publicidade online: no que ficar de olho?
Desde 2014, a pesquisa “Digital AdSpend” é publicada todos os anos pelo IAB Brasil, a fim de mostrar um panorama dos investimentos em canais digitais e perspectivas para o ano de 2019.
O IAB (Interactive Advertising Bureau) é uma organização sem fins lucrativos, formada por uma rede internacional de associações, com presença em mais de 45 países. O relatório contou com as participações inéditas, da PwC e da Ilumeo Assessoria em Marketing e Comunicação.
Um dos resultados que mais chamou a atenção foi o valor investido em publicidade online no Brasil, R$ 16,1 bilhão. O número é referente a 2018 e levou em conta três fatores:
• Representatividade de cada plataforma digital;
• Lucro por usuário ativo no Brasil e o quanto isso representa em publicidade;
• Cruzamento de todos os dados gerados com a participação de agências, veículos e anunciantes.
A distribuição dos investimentos colocou o mobile como prioridade, atraindo 67% dos recursos contra 33% destinados a desktop e tablets. Este percentual é reflexo do uso, cada vez maior, dos celulares para compras, pesquisas na web, consumo de vídeos, entre outras atividades.
O tempo gasto pelos usuários com acesso à internet via smartphone tem aumentado de forma exponencial. Além de diversos formatos, a publicidade online pode se apropriar de recursos como geolocalização para estar próxima de seus consumidores.
Outra vantagem dos meios digitais é a possibilidade de mensurar todas as ações através da adoção de KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho).
Formatos
Com 38%, os vídeos ficaram em primeiro lugar como mídia preferida para levar a marca até o consumidor. E não é por acaso. De acordo com a pesquisa “Video Viewers”, o consumo de vídeos na web cresceu 135%, nos últimos quatro anos. O celular é a plataforma utilizada por 75% das pessoas para consumir vídeos online.
Para o vice-presidente do Google Inc e presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, o sucesso desse formato se deve ao consumo acelerado por parte dos brasileiros:
“O conteúdo atrai uma nova geração que assiste o que quer e quando quer a partir de seu smartphone. Some-se a isso, a força do vídeo online para a construção de marca e também o desenvolvimento de formatos inovadores destinados à geração de resultados de negócio”.
O segundo formato que mais recebe investimentos de marketing é o de mídia display, que tem os banners como um dos recursos mais utilizados.
Social
Nesta categoria, os vídeos saem na frente mais uma vez com 49% da preferência, seguidos pelos posts patrocinados. O canal mais popular ainda é o Facebook (47%), depois YouTube (26%), Instagram (19%) e outras plataformas como LinkedIn e Twitter (8%).
Para o country director do Facebook no Brasil, Conrado Leister, o percentual de investimento destinado a vídeos é bem representativo:
“Os números também indicam que, quando olhamos especificamente para ambientes sociais, o vídeo já responde por praticamente metade dos investimentos. Por outro lado, apenas 15% dos anúncios em vídeos são nativos, indicando que conteúdos nesse formato, é um caminho natural a ser explorado por marcas e agências nas plataformas digitais”.
Modelo de Compra
A compra de mídia via Facebook Self Served é a mais expressiva, com 26%, e a exibição de anúncios no Google AdWords vem logo em seguida, com 25%.
Ainda de acordo com o relatório “Digital Ad Spend”, a intenção de investimentos em publicidade online para 2019 é 30% maior, com projeção de superar os R$ 20 bilhões. O conselheiro do IAB e managing director Brazil da Teads, Fabricio Proti, reforça a importância da qualificação para atender uma demanda que tende a crescer mais a cada ano:
“Esse cenário reforça a importância da constante capacitação e desenvolvimento dos profissionais que operam as plataformas de compra”.
Bônus: Os benefícios de investir em vídeos digitais
Depois de ficar por dentro dos principais insights sobre publicidade online e investimentos em mídias digitais, chegou a hora de compartilhar algumas vantagens extras do formato que vem ganhando cada vez mais destaque: os vídeos.
Visibilidade e tráfego
Conteúdo audiovisual gera mais visitas e mais engajamento do que um conteúdo em forma de texto, por exemplo. Inclusive, um estudo chamado “The State of Video Marketing 2017” indica que 76% das empresas atribuem o aumento do tráfego orgânico ao vídeo marketing.
Potencial para viralizar
Se estiver na web, tem chance de se tornar um viral, principalmente quando se trata de vídeo. De acordo com um estudo da Simply Measured, vídeos postados em redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos do que a combinação de texto e imagem.
Segmentação e proximidade
Por meio da segmentação, os vídeos podem conversar com públicos diferentes, trazendo resultados muito mais assertivos e direcionados. Isso também ajuda a aproximar as pessoas da marca, criando identidade e credibilidade.
Mensuração do impacto
Todo meio digital pode ser mensurado com a adoção de métricas. Para vídeos, algumas delas podem ser medidas pelas visualizações, o tempo de exibição (que é o tempo que o usuário assiste), cliques, compartilhamentos e número de inscritos.
Vídeos são a melhor forma de aproximar as marcas dos seus clientes e aumentar a taxa de conversão, como mostra o relatório “Digital AdSpend” e outros estudos relacionados. Eles podem ser utilizados inclusive para o e-commerce.
Com vídeos de produtos, os clientes ficam 64% mais propensos a efetuar uma compra online. Você tem uma loja virtual e quer aumentar a conversão com conteúdo audiovisual? Envie uma cotação e nós entramos em contato com você.