Muito se fala sobre funil de vendas e jornada de compra consumidor, mas pouco se fala sobre outro funil bem limitante para o cliente conhecer os seus produtos. O funil da concorrência!
Nesse post falaremos sobre uma etapa anterior ao funil de vendas. Para que o consumidor embarque na sua jornada de compra é necessário que ele encontre a boca do funil.
Isso mesmo, sabemos que já é uma tarefa difícil fazer os consumidores caminharem pela jornada de compra, mas para atravessar um labirinto também é essencial que a gente mostre a entrada para eles. É aí que entra uma etapa muito importante, a divulgação eficiente do produto. E o eficiente aqui significa destacar-se da concorrência.
Links patrocinados, Face Ads, Instagram Ads, todos são ótimas soluções para você destacar as suas promoções e produtos. Você sabe disso, mas é claro que seus concorrentes também usam estas mesmas ferramentas, cada vez mais fáceis e acessíveis para o comércio eletrônico de qualquer tamanho e perfil. É aí que você também se encontra em um funil, que vai apertando, apertando, até chegarem poucos do outro lado, na frente dos olhos do consumidor.
Entenda, só no Instagram são mais de 66 milhões de brasileiros, seguindo marcas, hashtags, perfis de influenciadores…. Ou seja, os consumidores estão lá! O segredo é o seu produto atravessar o funil da divulgação, para aí sim ter uma chance de apresentar a jornada do consumidor para o seu cliente.
Então, como posso me destacar de verdade? Dessa vez, não para meus possíveis consumidores, mas me destacar da concorrência.
As escolha mais recorrente são os links patrocinados e as redes sociais. Onde o primeiro é preciso ter cada vez mais investimento para aparecer na frente da fila do consumidor e o segundo, já está indo no mesmo caminho. Esse funil se estreita cada vez mais, pois se tornou mais fácil fazer uma campanha patrocinada por qualquer profissional, sem grandes conhecimentos de ferramentas e técnicas. Basta ter um produto, saber seu público alvo e dimensionar o seu orçamento.
Tudo graças aos esforços do Google e do Facebook para tornar a experiência de entregar anúncios mais acessível e rápida. Por outro lado extremamente mais competitiva.
Vídeos são uma ótima opção para deixar o seu produto na frente da fila da concorrência, mas por quê?
Vídeos são os preferidos pelo público nas redes sociais. Essa preferência é tão clara que as próprias redes, como Facebook e Instagram estimulam os anúncios em vídeo. Além disso, o maior ambiente de busca depois do Google é o Youtube, que é uma ferramenta específica de vídeos.
Se você obviamente já comprou pela Internet, sabe o valor que um vídeo de produto tem, quando você entra numa página de e-commerce e vê aquele vídeo perfeito que te mostra uma função exclusiva, como montar, qual o tamanho e etc… Você clica e a magia acontece!
A boa notícia é que ainda há um número muito menor de anúncios em vídeo do que imagens estáticas. Como falamos acima, se vídeos de produtos são mais atraentes, estará na frente da fila do cliente o varejista que produzi-los para divulgação. Não há fórmula mágica, apenas o interesse básico do consumidor, que prefere assistir do que ler.
Mas produzir vídeos de produtos é mais caro do que uma foto, como fica o meu ROI?
Essa é uma pergunta pertinente e muito bem vinda. Devemos considerar alguns pontos interessantes. Da mesma forma que uma campanha em vídeo é mais atrativa para o consumidor final, ela também é mais eficiente e barata.
Mais eficiente porque um vídeo de produto estratégico para a divulgação tem maior engajamento e vai atingir um público maior. O vídeo vai deixar o seu produto na saída do funil da concorrência.
Campanha em vídeo é mais barata por que como vídeos de produtos exigem mais esforço de produção, menos anúncios são realizados nesse formato. Da mesma forma a oferta e demanda se encarrega de um CPC menor na prática.
Mas afinal, do que adianta uma campanha em vídeo mais barata se o investimento na produção é maior?
Essa não é uma verdade. Você pode optar por vídeos baseados em modelos prontos, como os INSTAVIDEOS da Produzz. Eles foram desenvolvidos estrategicamente para o e-commerce, para o varejista não perder tempo com produção e poder se concentrar no seu negócio.
Com modelos prontos você pula etapas custosas, como roteiro, elaboração de layout e economiza tempo da sua equipe. Os modelos prontos de vídeos, quando produzidos estrategicamente para o e-commerce, são uma ótima solução de custo x benefício para se manter o seu produto sempre na frente dos olhos dos clientes.
Vídeos de conteúdo, dicas, dúvidas, ofertas de produtos, promoções e descrição de produtos. Certamente teremos um modelo que atende às suas expectativas. INSTAVIDEOS