A partir dessa semana, o blog da PRODUZZ irá realizar uma série de posts para que você possa produzir sozinho o seu próprio vídeo para e-commerce, do roteiro até a publicação, mostrando passo-a-passo como fazer cada etapa do seu projeto sem segredos!
Este post será dedicado á primeira etapa do seu vídeo:
ROTEIRO
O roteiro é de extrema importância para a estruturação de todo projeto, pois é nele onde estará todo o direcionamento para as demais partes se basearem: ele dirá qual é o início, o meio e o fim do seu projeto, seus focos e as necessidades para a filmagem e edição.
1 – Definir sobre o que o vídeo falará, para quem ele falará e onde ele será veiculado.
Em primeiro lugar, você precisa definir para que tipo de consumidor o seu vídeo irá falar. Use o Google Analytics e ferramentas como o Similar Web para determinar qual possível cliente da loja irá ver o vídeo. Isso ajudará com a linguagem e parâmetros visuais do vídeo.
Logo em seguida, baseado nessa análise, determinar quais produtos serão veiculados no vídeo: quais tem o melhor apelo visual e quais outros podem ajudar a alavancar sua marca e gerar interesse do seu cliente.
Por último, antes de começar a escrever o roteiro em si, pense onde ele será veiculado e de que forma: anúncios no YouTube precisam ter os primeiros segundos com maior impacto, para fazer com que haja mais visualizações enquanto vídeos no Facebook são vistos geralmente mudos, o que irá requerer mais da parte visual e menos narração.
2 – Pesquise e comece a esboçar o seu roteiro.
Agora que você tem o tema do seu vídeo em mente, você precisa se atentar a alguns pontos para começar a escrever seu roteiro: antes de tudo, lembre-se que ele deve ser dividido em cenas, que são cada posicionamento de câmera acompanhado de uma narração ou legendas.
Para ajudar nessa etapa, veja muitas propagandas no YouTube, Instagram e Facebook, onde há maior penetração de lojas usando a mesma tática que a sua. Não tenha receio de imitar planos de cena e posicionamentos de câmera, mas seja inovativo em seu texto e adicione o toque particular de sua loja no vídeo.
Após fazer a sua lição de casa, comece a esboçar as cenas: se você for filmar um celular, reforce o zoom nos detalhes do aparelho com legendas informativas; se for filmar roupas, pense numa modelo ideal para a roupa e quais poses ela pode fazer que irão gerar interesse.
As opções são infinitas e você tem apenas alguns segundos para cada cena, então, dinamize!
3 – Estruture seu roteiro em uma ferramenta profissional.
Com seu esboço pronto, use um software especializado para saber como dividir suas cenas de uma maneira melhor e tornar sua revisão e anotações mais simples. Uma dica é o Celtx, que possui diversas funcionalidades gratuitas, uma ferramenta perfeita para iniciantes.
Agora que você já tem o seu material bruto colocado na ferramenta, é hora de refiná-lo e torná-lo um roteiro de verdade. Há uma série de elementos que todo roteiro precisa para direcionar a produção do vídeo. Alguns deles são:
Fundo – Qual será a imagem no fundo de cada cena. Lembre-se que elas precisam ter contraste com o produto e ainda transmitir uma ideia que remeta a personalidade da sua loja.
Narração – O que será dito durante cada cena? Quais recursos deverão ser falados e quais apenas escritos na tela?
Efeitos – Como serão feitos os cortes de cena e a aparição dos elementos como legendas e imagens?
Tanto a narração como os efeitos precisam ser demarcados, uma vez que são elementos que estão acompanhados por outros ao mesmo tempo, sendo necessários apenas na etapa de edição.
Trilha sonora – Qual será o tipo de música que acompanhará seu vídeo? Em que momentos ele estará mais alto e em quais mais baixo? Haverá mais de uma música?
Posicionamento de câmera – Em que momento deve haver zoom e em quais ela deve se afastar ou se movimentar? Qual parte do seu produto a câmera estará filmando?
4 – Revise, revise e revise
No texto pode tudo parecer perfeito, mas lembre-se que gravações costumam ser demoradas e requerem diversos takes, por isso, cada cena deve estar pronta para ser filmada, não podendo haver muitas alterações no roteiro nessa etapa. Por isso: revise várias vezes seu roteiro.
Leia diversas vezes num tom natural, se possível, grave e veja se sua fala não saiu corrida ou se há elementos estranhos, como formas verbais ou palavras, não muito usados nos exemplos que você visualizou. Lembre-se: eles já dominam essa arte enquanto você está aprendendo.
Confira com outras pessoas envolvidas na produção e não tenha medo de fazer alterações ou até mesmo de começar do zero. O importante é entregar um roteiro que seja fácil de seguir pelas pessoas responsáveis pela gravação e edição do vídeo. Quanto mais completo, menor é a chance de você ficar insatisfeito com alguma coisa.
Com essas dicas, você já pode começar a produzir seus vídeos à tempo de aproveitar o fluxo do final de ano! Veja alguns exemplos de vídeos com roteiros bem elaborados no site da PRODUZZ!