Acompanhar as datas comemorativas é algo que todo e-commerce deve fazer. Com o dia dos pais não deve ser diferente. Se você ainda não tem estratégia específica para a data, está perdendo uma grande oportunidade de aumentar as vendas e girar o seu estoque.
Clientes que fazem uma boa compra nessa data tendem a voltar no ano seguinte, portanto, não pense nessa ocasião apenas como uma oportunidade pontual, mas como uma chance de fidelizar clientes para outras datas comemorativas.
No artigo de hoje vamos dar dicas e números importantes para sua estratégia.
Por onde começar a minha estratégia?
A primeira coisa a se fazer é ver os números do ano anterior. Eles inspiram e dão dicas de qual data comemorativa tem maior fit com o seu segmento. Será que o Dia dos Pais é a sua data? Vamos ver a seguir:
As previsões parecem ótimas se levarmos em conta dois números muito importantes. O atual cenário de crescimento do e-commerce, que durante a pandemia se mostrou com grande crescimento e os números das vendas do ano de 2019 que mais uma vez bateram recordes.
De acordo com o E-commerce Brasil, a previsão de faturamento para o ano passado foi de 2,7 bilhões de reais, um aumento de 15% em relação ao ano de 2018. Com um aumento tão significativo aliado à um número inédito de crescimento de 137% para o e-commerce nesse momento de pandemia, estima-se que apesar de todas as incertezas, as vendas online batam recordes novamente.
Dicas para aproveitas essa data para aumentar as vendas:
1 – Ofereça produtos que sejam mais convidativos para a data.
Certamente você possui produtos mais adequados para essa data. Certifique-se de que suas ofertas focam nos produtos que possuem maior saída nessa data. Verifique os produtos que tiveram maior performance no ano anterior e coloque-os na vitrine. Você não vai querer investir nos produtos errados nessa ocasião.
Lembre-se que passamos pela reavaliação de conceitos, não seja limitado oferecendo apenas produtos tradicionais ou mesmo batendo na tecla da paternidade biológica, se inclusivo e criativo nas campanhas. Pai é quem cria e é esse que vai ganhar presente.
2 – Foque no canal de vendas que lhe favorece um maior retorno.
Redes sociais, marketplaces, seu próprio site… Todos os canais merecem atenção. Verifique qual o canal que lhe traz um retorno mais imediato e lucrativo. Tratando-se de uma estratégia sazonal é importante que você entenda qual estratégia você tem tempo e verba para criar.
Imagine que você tem um e-commerce pequeno, apostar em seu site é importante, mas não aposte tudo. É importante contar com a capilaridade que só marketplaces podem lhe proporcionar.
Se você tiver um e-commerce que já gera bastante tráfego, vale apostar em estratégias conversoras na sua página inicial e produto. As redes sociais também vão levar bastante tráfego para uma compra direta na página do seu produto, caso você tenha um público fiel.
3 – A demanda vai aumentar, esteja preparado.
Não adianta nada investir em divulgação e sair da sua campanha com muitas reclamações de clientes arruinando a sua reputação. Venda o que consegue entregar e seja claro com os prazos de entrega. Nada mais frustrante do que comprar um presente que chega depois da data. Lembre-se que muitos cliente também compram apenas pela promoção. Estes podem comprar com você e receber depois se o preço for convidativo. Por isso uma estratégia de frete que atenda diferentes opções é fundamental.
4 – Use e abuse de vídeos.
Durante essa data todos os seus concorrentes estarão fazendo promoções, portanto a competição se torna mais acirrada. Seu produto ou preço pode ter um janela pequena para reter o cliente e gerar uma conversão. Por isso, vídeos são uma excelente forma de reter a atenção dos clientes e levá-los para o seu site. Vídeos de oferta com preços dos produtos funcionam muito nessa data, pois os cliente querem uma pechincha para presentear e tem pouco tempo para fazer uma compra certeira.
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