O desenvolvimento tecnológico e o surgimento da web alteraram não apenas o mercado, que passou a atuar em plataformas digitais como site e redes sociais, mas também o comportamento do consumidor.

Inclusive, hoje, o cliente é chamado de consumidor 4.0, em razão da evolução tecnológica e das mudanças que ocorreram devido a isso.

Ficou curioso para conhecer as mudanças crescentes no perfil dos consumidores de e-commerce?

Em caso de resposta positiva, continue a leitura. Aqui, apresentamos informações que podem lhe garantir uma noção geral.

 

Jornada de compra do Consumidor

Uma das primeiras mudanças que podemos destacar é a que diz respeito à jornada de compra do consumidor moderno, ou melhor, do que utiliza o ambiente digital para realizar suas compras.

Antes, o consumidor saía de loja em loja física para comprar o produto ou serviço que desejasse. Hoje, no entanto, faz isso utilizando a web. Primeiro, busca saber tudo o sobre a solução que pensa em comprar, a partir de artigos de internet, e somente depois é que concretiza a compra, quando se sente seguro.

É uma jornada de compra facilmente identificável e acompanhável, o que pode fazer com que uma empresa crie ações de Marketing cada vez mais eficientes. 

 

Pesquisa sobre o Produto

Como dissemos anteriormente, e aqui vale destacar mais uma vez, agora em tópico específico e de maneira mais aprofundada, o consumidor do mercado eletrônico realiza uma vasta pesquisa sobre o produto ou serviço antes de comprá-lo.

O que significa dizer que consome o máximo de conteúdo possível sobre a solução, além de fazer comparações entre o produto/serviço que a sua empresa fornece e a concorrência, com o objetivo de conhecer os pontos positivos e negativos.

Para isso, portanto, ele lê textos e, principalmente, assiste a vídeos interativos, que o permita conhecer o produto melhor.

Apostar em conteúdos de qualidade e feitos de maneira fundamentada é um caminho que pode fazer com que a sua empresa alcance os seus objetivos de maneira mais eficaz.

Em resumo, é um consumidor que está mais atento ao que ele pode fazer para tomar uma decisão segura.

 

Crítico e pronto para falar o que pensa

Por fim, podemos dizer ainda que o consumidor de e-commerce é crítico, ou seja, avalia atentamente não só o produto ou serviço que uma marca fornece, mas também operações como atendimento e pós-venda.

Com base em sua experiência com a marca, pode tecer considerações e postá-las em ambientes com alto poder de viralização, como é o caso das redes sociais, a exemplo do Facebook e Instagram.

Por isso, deve a empresa investir fortemente não apenas na qualidade da solução que comercializa, mas também nas operações que tenham relação com o atendimento ao cliente.

Como vimos, o consumidor de hoje é crítico, exigente e está a todo momento buscando avaliar a sua relação com uma empresa.

Além disso, tende a realizar comentários sobre a sua experiência com as marcas em plataformas de interação social, o que pode, a depender do teor do conteúdo, tanto positivar quanto negativar a sua imagem.

Ficou alguma dúvida? Caso tenha respondido que sim, não deixe de entrar em contato conosco para falar com um de nossos consultores. Combinado?