O Google e o YouTube estão presentes, de maneira constante, na jornada de compra do consumidor. Essas duas ferramentas são utilizadas de forma conjunta pelos leads no processo de decisão sobre comprar um produto ou serviço.
Neste texto, você irá entender como isso funciona e como aproveitar oportunidades a partir dessa combinação. Confira!
Google, YouTube e a espontaneidade da jornada do cliente
Muitas equipes de marketing, até mesmo por razões organizacionais, costumam tratar o conteúdo para SEO (Google) e os vídeos do YouTube de maneira separada, até mesmo em equipes distintas.
Isso é um equívoco, pois pesquisas de hábitos de consumo na internet mostram que a maioria dos consumidores alterna a sua jornada de compra entre o Google e o Youtube (80%, segundo pesquisa Google/Magid Advisors, Global).
É muito comum que o cliente descubra o produto através do Google, leia mais sobre detalhes técnicos e logísticos e depois vá ao YouTube para descobrir mais, saber como utilizar o produto ou serviço ou conhecer experiências de outros compradores na plataforma de vídeos (55% dos clientes).
Porém, o caminho inverso também é bastante comum. Especialmente em tempos de Youtubers e outros canais de reviews. Diversos produtos e serviços acabam sendo revelados aos consumidores primeiro em vídeos, para que depois o cliente procure saber mais sobre aquela mercadoria dando um Google.
Isso quer dizer que a experiência orgânica do cliente é bastante fluída, pode seguir diversas direções, mas tem um padrão: tanto o Google, como o YouTube são agentes fundamentais para que o cliente tenha a certeza de que irá finalizar a compra.
Como aproveitar as oportunidades do Google e do YouTube
A maioria das empresas que atuam na internet já utiliza Search Engine Optimization (SEO) para atrair mais clientes, através dos resultados nas redes sociais. Porém, apenas chegar ao conteúdo da sua marca pode não ser o suficiente.
Como vimos no item anterior, o cliente atribui grande valor aos vídeos do YouTube durante sua jornada de decisão. É por isso que divulgar vídeos explicativos sobre seu produto, serviço ou modelo de negócio pode ser uma boa maneira de aumentar a taxa de conversão e reduzir o custo por venda.
A pesquisa Google/Magid Advisors Global nos mostra que, ao procurar por vídeos no YouTube sobre produtos ou serviços, o cliente está justamente interessado em saber na prática como funciona aquela mercadoria que ele está disposto a adquirir.
Dessa forma, ao produzir e publicar vídeos explicativos em conjunto aos conteúdos de SEO para o Google, a sua empresa entrega ao cliente exatamente o que ele está procurando, informações que serão valiosas para convencê-lo a fechar negócio mais rapidamente.
Embora o YouTube seja um espaço aberto onde toda pessoa é capaz de produzir conteúdo audiovisual, nem todo vídeo será útil para ajudar o cliente a atravessar a jornada de decisão. Por isso, a sua marca precisa ser cautelosa e investir corretamente em uma produtora de vídeos especializada no assunto.