Uma boa apresentação visual da página de um produto tem total relação com sua conversão de vendas no e-commerce. Quanto mais completa for a página, incluindo, descrições, vídeos e fotos do produto, melhor a compreensão do consumidor e a sua motivação de compra.
Para corroborar com esse pensamento, vale citar o E-commerce Quality Index (EQI), pesquisa que foi desenvolvida pela LETT, especialista em Trade Marketing Digital, em 2019, com o objetivo de clarificar ou tornar mais transparente o mercado de compras no âmbito digital, mas a partir da visão do consumidor.
No texto de hoje, trataremos os resultados do EQI, enfatizando, principalmente, a importância de garantir a boa apresentação do produto para o aumento das vendas e para a conversão de visitantes em clientes. Acompanhe e tome nota de tudo!
Informação nas páginas dos produtos
Seja uma compra realizada fora ou dentro do ambiente digital, uma das coisas que mais as pessoas consomem é a informação. É a partir dela que elas conhecem melhor os produtos ou serviços, resolvem suas dúvidas e decidem se a solução pode ou não ser a decisão ideal para aquele momento.
Com outras palavras, é a informação que apresenta, de certo modo, o produto ou serviço, deixando-o mais atraente e agregando valor a ele. Tanto isso é verdade que, conforme a EQI, 95% dos consumidores entrevistados (2.178) afirmaram que o conteúdo em profundidade é fundamental para a realização da compra online.
Além disso, a pesquisa apontou que otimizar as informações no cadastro do produto aumenta a conversão em até 30%. Para finalizar este tópico, vale ainda destacar que somente 13% dos entrevistados alegaram voltar ao site, apesar das informações confusas e insuficientes acerca dos produtos.
Em resumo, o que podemos dizer é que as informações são consideradas um fator chave para garantir que o cliente conheça melhor o produto ou serviço e, assim, conclua a compra. A seguir, continuamos o assunto.
Cadastro de produto com informações vagas e insuficientes
O cadastro de produtos em sites continua sendo um dos principais desafios no processo de compra, pelo menos foi o que o apontou o relatório do EQI. Segundo a pesquisa, esse é um dos principais motivos que faz com que muitas pessoas desistam da compra, abandonando o carrinho.
Para o EQI, o cadastro de produtos ou serviços envolve uma série etapas, a saber: categorização correta, criação de um título que realmente descreva o produto ou serviço ofertado, descrição completa e com detalhes técnicos a respeito da solução e, por fim, adoção de imagens e vídeos a respeito do produto, para que assim o consumidor o conheça melhor e com profundidade.
Saliente-se, por fim, o fato de que o cadastro de produto com informações vagas e insuficientes respondeu por cerca de 80% em relação ao abandono do carrinho, isso em 2017.
A falta de informação textual a respeito do produto é responsável pela vazão de 78,4% consumidores
Acredite ou não, mas a falta de informação a respeito do produto é responsável pela vazão dos consumidores em um site. Segundo o EQI, 78,4% dos entrevistados afirmaram que isso é motivo para que eles busquem outro site que ofereça o produto ou serviço, mas que apresente informações complementares a respeito dele, de modo a fazer com que o processo de compra se torne mais seguro.
Isso aponta para o fato de que apresentar de forma clara e completa o produto ou serviço em um site, é algo indispensável para a marca que busca não só aumentar as vendas, mas também converter visitantes em potenciais consumidores.
Imagens e vídeos ajudam a vender mais
O que os olhos não veem, o coração não se sente. Quem não lembra dessa máxima? No contexto do mercado digital, ela poderia ser aplicada da seguinte maneira: o que os olhos veem, o coração fica ainda mais seguro. Se não entendeu, espere para conferir os resultados da pesquisa EQI.
Quando um site não apresenta pelo menos algum recurso visual a respeito do produto, 87,% dos entrevistados disseram não comprar o produto ou serviço que desejam, o que significa dizer que quando um site conta, por exemplo, com um vídeo ou imagem a respeito do produto ou serviço, pode aumentar as vendas e até mesmo conquistar mais clientes.
Notas dos produtos brasileiros (apresentação)
Outra informação interessante, trazida pelo EQI, é sobre as notas que os produtos brasileiros receberam. Considerando alguns elementos do produto, como descrição, visitas, imagens, entre outros recursos visuais, e buscas, os produtos brasileiros receberam uma nota de 0 a 100, sendo que somente os avaliados igual ou acima de 60 pontos foram considerados aceitáveis em termos de qualidade em sua apresentação.
De acordo com a pesquisa, que avaliou mais de 5 milhões de páginas de produtos, apenas 5,64% dos produtos foram classificados acima dos 60 pontos, resultado bastante ruim para um mercado que se encontra em expansão e vem apresentando um sólido crescimento. A maioria recebeu entre 30 a 50 pontos.
A partir desses resultados, podemos fazer algumas considerações:
Se mesmo diante desses desafios o mercado digital vem apresentando ótimos resultados, com um faturamento de bilhões por ano, imagina se os sites das empresas fossem configurados para apresentar o produto de forma completa e atrativa? Certamente, as organizações poderiam faturar ainda mais e apresentar um crescimento significativo.
As organizações que investem no seu site e na apresentação completa e atrativa dos seus produtos ou serviços, sejam utilizados recursos como texto, imagem ou vídeo, podem crescer ainda mais, tornando-se mais lucrativas e competitivas no mercado.
E então, agora que conhece melhor a importância de apresentar bem e de forma completa os produtos do seu site, o que está esperando para começar a investir agora mesmo em seu ambiente digital? Faça isso e veja o negócio crescer muito mais!