Qualquer campanha de marketing só tem razão de ser caso esteja associada a métricas, ou seja, indicadores de desempenho que permitam aos gestores observar como foi a performance e os resultados alcançados.

Essa é a única forma de avaliar o retorno sobre o investimento e de ajustar a estratégia. No videomarketing para e-commerce é a mesma coisa; por isso, hoje vamos apresentar o YouTube Analytics, com as principais métricas de avaliação dessa plataforma.

Acessando o YouTube Analytics

Essa ferramenta está disponível para quem tem seu próprio canal no YouTube. Já falamos por aqui sobre como os brasileiros consomem conteúdos em vídeo, o que é uma tendência, e o destaque dessa plataforma. Por isso, vale muito a pena para os e-commerces criarem seu canal para sistematizar as ações de videomarketing e ter acesso às métricas.

Acessando o canal, no menu do lado esquerdo haverá o botão “Analytics” e ao clicar nele, já é possível ter uma visão geral sobre o desempenho do canal e a popularidade dos vídeos.

Logo de cara, é possível analisar o número de exibições, ou seja, quantas pessoas clicaram no link do vídeo; o tempo assistido em quantidade de minutos e a duração média de visualização (com esse dado, o administrador da página pode averiguar se o público está assistindo ao vídeo até o fim ou não).

Métricas mais específicas

Vamos agora às principais métricas para ficar de olho nas campanhas via YouTube:

Dados demográficos

Essa é uma das métricas mais importantes para o e-commerce, porque revela as características demográficas das pessoas que estão assistindo ao vídeo, como gênero e idade. Assim, se você tem uma loja online com produtos para barbear, por exemplo, para atingir homens dos 25 aos 40 anos, quanto mais próximo desse perfil estiver a sua audiência, melhor.

Se esse indicador revelar que a maior parte do público dos vídeos não condiz com a sua persona, é um sinal de alerta para rever e ajustar o conteúdo.

Locais de reprodução

É o dado que mostra de onde a pessoa reproduziu aquele vídeo. Pode ter sido no próprio YouTube ou no website da marca, por exemplo. Isso ajuda a perceber se as visualizações são maiores na plataforma de origem ou se quando esse vídeo é linkado ao site, dentro de um post, por exemplo, ele recebe mais destaque.

Origens do tráfego

De onde estão vindo os espectadores do vídeo? Entre as origens do tráfego mostradas nesse indicador, estão: a busca do YouTube; vídeos sugeridos após a reprodução de outro; anúncios publicitários; notificações enviadas para os inscritos no canal e outras. Permite ao administrador da página mapear de onde vem o maior fluxo de pessoas que assistem aos vídeos.

Dispositivos mais usados

Um indicador específico para mostrar os aparelhos utilizados na visualização dos vídeos: computador, smartphone, tablet, TV ou videogames.

Mas por que esse dado é importante? Porque ele tem relação com o comportamento do usuário. Quem assiste no celular, por exemplo, costuma preferir um vídeo mais leve para carregar com facilidade e com um conteúdo mais curto, porque talvez assista em pequenos intervalos do dia a dia.

Cruzando os dados de todas essas métricas, é possível traçar um panorama bastante preciso de como os seus vídeos estão sendo recebidos pelo público.

Nós produzimos vídeos sempre observando as métricas para melhorar os resultados dos nossos clientes e fazer com que o videomarketing tenha um papel importante na conversão de vendas. Acesse nosso formulário de cotação para conhecer melhor o nosso trabalho.