Uma boa estratégia de marketing pode ser elaborada por meio de diversas ferramentas, mas poucas delas são tão eficientes como as ferramentas de vídeo. Esse recurso, além de possibilitar um marketing criativo e atraente, tem um alcance de audiência maior do que muita gente imagina.

Considerando esse cenário, é indiscutível que para um dos momentos mais importantes do ano para o comercio nacional, o uso de marketing através de vídeos é garantia de excelentes resultados. Estamos falando da Black Friday, a oportunidade que lojistas de todos os segmentos têm de limpar seu estoque e garantir o sucesso das vendas de fim de ano.

A Black Friday já existe há muito tempo nos Estados Unidos e em outros países, e nos últimos anos, tem recebido destaque no Brasil e despertado interesse de milhões de consumidores no país, interessados em adquirirem produtos de todos os tipos, pelos melhores preços do ano.

O evento acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos.

O acontecimento, que é esperado o ano inteiro por lojistas e consumidores, é considerado o maior evento de e-commerce do Brasil.

Para que o sucesso da Black Friday seja ainda maior, as lojas investem pesado nas estratégias de marketing com conteúdo audiovisual, porque entendem que esse método é uma das melhores alternativas de chamar atenção do cliente para esse grande momento do ano.

 

Os poderes do marketing em vídeo

 

A ComScore estima que 91% dos internautas consomem vídeos da internet, e esse alto número fica bem evidente quando observamos a popularidade do YouTube. Quatro bilhões de horas de vídeos são assistidos todos os meses sobre os mais diversos tipos de conteúdo.

De acordo com dados de uma pesquisa feita pela Cisco, os vídeos foram responsáveis por 64% do tráfego da internet no ano de 2014.

Os expressivos resultados não acabam por aí, de acordo com o Google, 24% dos brasileiros assistem mais vídeos na internet do que assistem televisão.

Algum tempo atrás, os conteúdos em vídeo eram mais escassos, devido à dificuldade em produzi-los e também em reproduzi-los. Esse cenário mudou com o alcance da internet e com as facilidades para realização de boas produções por um custo bem menor do que no passado.

Diante de tantas facilidades e excelentes resultados, as marcas de todos os segmentos decidiram abraçar essa estratégia. De acordo com a Pixability, em 2015, as marcas investiram 200% a mais em anúncios no YouTube, se comparado a 2014.

Pesquisas apontam ainda que 52% dos consumidores se sentem mais confiantes para realizarem a compra de um produto, após assistirem um vídeo a respeito.

O vídeo apresenta conteúdo didático e, quando bem produzido e bem elaborado, consegue gerar engajamento no consumidor. Além disso, estamos falando de um material de fácil compartilhamento e alcance

Outra vantagem dos conteúdos audiovisuais é que eles são interativos e dinâmicos e por esse motivo conseguem envolver o público e prender sua atenção.

Elementos de um vídeo de marketing

 

O material audiovisual para o marketing precisa ter conteúdo relevante e não pode ser muito longo. Desse modo, é mais provável que o consumidor irá assistir ao vídeo até o final e terá toda a mensagem absorvida.

O vídeo pode seguir alguns esquemas que irão funcionar a partir da ideia que se deseja transmitir e do objetivo daquela campanha específica.

 Storytelling

 O público, num geral, adora histórias, e a respeito do consumidor não é diferente. Esse tipo de vídeo tem basicamente essa função, contar uma história sobre uma marca, empresa, produto, etc.

A história contada pode ser também sobre um assunto do cotidiano, que sutilmente será vinculado ao produto.

Isso ocorre muito em datas comemorativas, como Dia das Mães, por exemplo, quando temos vídeos com histórias familiares que envolvem e até emocionam o público, enquanto uma relação sutil com um determinado produto é feita.

Descrição de produtos

Esse é um tipo simples de vídeo, porém, muito eficiente. Ele pode ser feito em formato de tutorial, com explicações sobre o produto, empresa ou serviço.

É interessante mostrar os detalhes do produto, e se for caso, exibir uma demonstração sobre seu funcionamento. Isso transmite segurança ao cliente e pode também esclarecer algumas dúvidas que ele possa vir a ter.

Comparação com outros produtos

A publicidade utiliza muito esse artifício que é bastante eficiente, principalmente no caso de o consumidor estar na dúvida entre duas ou mais marcas de determinado produto.

Fazer uma comparação entre as opções disponíveis, poderá ser a oportunidade de evidenciar detalhes que farão diferença no momento da escolha do cliente. Nesse caso, ele poderá perceber também quais são os diferenciais que, certamente, serão decisivos na hora de bater o martelo.

Teaser

Funciona como um tipo de trailer que mostra um pouco do que está por vir para mostrar o restante só depois.

Esse tipo de material é excelente para lançamentos de produtos, pois consegue despertar a curiosidade do público que irá se interessar em saber o que virá em seguida.

Apresentação de depoimentos

Um vídeo de depoimento pode ser bastante convincente. Através dele, o consumidor irá conhecer experiências de outras pessoas e se convencer de que não se arrependerá da sua escolha, do mesmo modo que aconteceu com o personagem do vídeo.

Unboxing de produtos

Como muitas pessoas só acreditam vendo, essa pode ser uma boa estratégia de marketing.

Através do unboxing de produtos, as pessoas desembalam um produto novo, mostram sua aparência e funcionalidades. Com essa alternativa, o consumidor poderá conferir todos os detalhes do produto e esclarecer as possíveis dúvidas.

Outra questão importante é que esse tipo de produção audiovisual pode ser feita de uma forma bastante divertida, o que irá despertar ainda mais a atenção do consumidor.

Conclusão


Usar vídeos na Black Friday não é uma alternativa nova, mas é indiscutivelmente uma das melhores ferramentas para garantir alcance de público e sucesso nas vendas.

É importante destacar que o trabalho de divulgação através dos vídeos deve iniciar com antecedência para assegurar que muito mais clientes sejam alcançados pela estratégia.

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