O vídeo é o formato de conteúdo mais popular entre os internautas. Basta analisar os números do YouTube para comprovar: mais de 4 bilhões de vídeos são assistidos diariamente. De olho neste potencial, o marketing não perdeu tempo e abraçou logo o recurso. Mas é preciso lembrar que os formatos audiovisuais não são todos iguais. Você sabe, por exemplo, a diferença entre Vídeo explicativo de Produto x Vídeo Publicitário?

Podemos adiantar que cada uma destas opções tem capacidade de atender a uma necessidade diferente, tanto da empresa, quanto do consumidor. A sua adequação, portanto, depende dos objetivos e demandas particulares de cada empresa e campanha no momento.

Mas afinal, quais são as diferenças e vantagens?

 

Vídeo explicativo de Produto:

Um vídeo explicativo de produto é uma forma de comunicação bastante direta com o consumidor. Sua função é aumentar a conversão de vendas e tráfego orgânico para a página do produto, sendo assim, uma estratégia cujo foco está diretamente implicado nos resultados comerciais. A aplicação pode ocorrer em diferentes estágios do funil de vendas, incluindo aquele onde a compra já está próxima. Através destes vídeos, o consumidor desenvolve uma melhor compreensão dos produtos.

Afinal, este formato trata de ressaltar as principais características e diferenciais presentes nas soluções ofertadas pela empresa. Neles é possível listar vantagens de longo prazo, demonstrar ou simular performance, comparar características e trabalhar o principal motivo de compra dos consumidores. Os vídeos explicativos de produtos podem ser usados no Youtube, redes sociais, páginas de produto, landing pages e até campanhas de e-mail marketing.

Comparar Vídeo Explicativo de Produto x Vídeo Publicitário exige que ressaltemos as vantagens próprias de cada um. Pois no primeiro caso temos um excelente suporte para as lojas virtuais. E isto acontece porque mais da metade dos consumidores acredita que os vídeos são de grande ajuda no processo decisório.

Estima-se que vídeos explicativos informando sobre um determinado produto tem capacidade de aumentar as vendas em até 600%. Em razão disto, há previsões de que o vídeo de produto se torne padrão no e-commerce em um futuro bem próximo.

 

Vídeo Publicitário

O vídeo publicitário é mais direcionado para exposição da marca. A diferença está na sua estratégia. Geralmente o conteúdo acompanha um pouco de branding e, portanto, necessita de um investimento de capital maior. Campanhas publicitárias geralmente são mais demoradas em seu planejamento, pelo simples fato de que, cuidar da posição da marca é um assunto que geralmente envolve a agência do cliente. Como o universo do vídeo explicativo é o produto, as decisões e custos são menores, podendo geralmente ser conduzidos pelo próprio departamento de marketing da empresa. Enquanto o vídeo de produto serve para explicar a solução, o publicitário tem função de divulgar. Sendo este uma opção para quem já está em um segundo nível, onde as vendas já se encontram tracionadas e deseja apenas trabalhar a visibilidade da marca no momento.

Ademais, ele tem como particularidade ser um formato bastante flexível no sentido de que pode apresentar diversos tons. É possível lançar uma peça leve e bem-humorada ou trabalhar uma divulgação mais tradicional. Como sua função é instigar e fazer conhecer, ele não tem a obrigação informativa do vídeo de produto.

A despeito disto, os dois formatos podem ter seus benefícios potencializados quando empregados em conjunto, mas nada impede de serem utilizados em separado, dependendo do investimento e necessidade da loja ou indústria no momento.

Estas são as principais diferenças no comparativo Vídeo Explicativo de Produto x Vídeo Publicitário. Você pretende investir no videomarketing para impulsionar suas vendas?

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