A produção e consumo de vídeos na internet é uma tendência crescente. Hoje em dia, a maior parte das redes sociais permite a publicação desse formato, seja ao vivo ou não, e os dados mostram que a visualização supera a de textos e fotos. Hoje, vamos mostrar como os brasileiros consumiram conteúdos em vídeo em 2018, de acordo com a pesquisa Video Viewers, realizada em parceria entre o Instituto Provokers e a Box 1824.

Vídeos na internet x televisão

O levantamento comprova: o brasileiro está consumindo cada vez mais vídeos na internet. Para se ter ideia, quando essa pesquisa começou a ser feita, em 2014, o resultado mostrava que as pessoas passavam pouco mais de 8 horas por semana assistindo a vídeos na Web. Em 2018, foram 19 horas em média, um crescimento de 135%!

O mais interessante é que nesse mesmo período, o consumo de conteúdo na televisão teve um crescimento de apenas 13%, ou seja, dez vezes menos do que os vídeos na internet. Isso também mostra uma mudança de hábitos bastante significativa: cerca de 80% das pessoas que consomem vídeos na web revelam procurar algo que a TV não oferece. Ou seja: esse canal de mídia mais tradicional não acompanhou a transformação no comportamento e nas demandas dos consumidores.

Entre as pessoas que assistem à televisão, menos de 20% afirma dedicar atenção exclusiva ao aparelho. O restante, assiste enquanto faz outras coisas, principalmente, mexer no celular e acompanhar outros conteúdos por lá. Por falar nisso, o smartphone é o dispositivo preferido dos brasileiros para assistir a vídeos online, usado por 75% dos respondentes.

YouTube: o queridinho da vez

Ao longo das edições, essa pesquisa percebeu a consolidação do YouTube como a principal plataforma pela qual os brasileiros gostam de consumir conteúdo em vídeo. Quase 45% das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que preferem o YouTube, fazendo com que ele ficasse na frente não só da TV aberta, mas também do Netflix, WhatsApp, TV por assinatura e outros.

Outro dado importante que a pesquisa identificou é que os consumidores consideram o YouTube como uma plataforma onde é possível encontrar de tudo e onde as tendências são lançadas. Por isso, seu uso também adquire esse sentido, ficar por dentro do que está em alta no momento.

Tanto é verdade que o estudo mostrou que no YouTube, os usuários satisfazem todas as motivações que foram levantadas para assistir a um vídeo: entretenimento, busca de conhecimento, necessidade de se conectar com algo ou alguém e identidade. Ou seja, não importa qual seja o intuito da pessoa ao buscar um vídeo, ela sabe que no YouTube vai encontrar um material que corresponda ao que ela está buscando.

Para finalizar, a pesquisa também apontou o YouTube como a plataforma favorita dos brasileiros para ouvir música, superando ferramentas que foram criadas especificamente para isso, como o próprio Spotify.

Utilizar o vídeo como estratégia de marketing é uma alternativa inteligente diante do cenário que essa pesquisa trouxe e nós podemos ajudar você com isso! Acesse o nosso formulário de cotação e entraremos em contato!