Uma ótima forma de alavancar as vendas em 2018 é incorporar vídeos na sua estratégia de marketing! Além de ser o formato de conteúdo melhor aceito pelos usuários mobile, ele informa sobre o seu produto de uma maneira rápida e objetiva.
Vale ressaltar que o vídeo marketing, por todos os seus benefícios que ele apresenta, ainda aumenta o faturamento das empresas 49% mais rápido, sendo a comunicação que chega mais ágil ao consumidor.
Você irá ouvir muito sobre utilização de vídeos para e-commerce nesse ano, seja como uma opção aos link patrocinados ou agregados à eles. Certamente seu concorrente está pensando em produzir ou já está produzindo, saindo na frente nessa corrida pela atenção e empatia dos consumidores.
Para você se aventurar nesse caminho da produção de vídeo de produto para e-commerce, nós reservamos algumas dicas básicas que são um ótimo ponto de partida:
Conheça seu publico alvo e trace sua estratégia
A primeira coisa a fazer em qualquer campanha de marketing, sendo ela em vídeo ou não é saber exatamente com quem você deseja se comunicar. É importante saber qual o problema ou problemas que o seu vídeo deve resolver para você. A partir da descoberta do problema você vai entender melhor o tipo de vídeo que você precisa fazer, além de descobrir o melhor canal para publicá-lo.
Abaixo nós relacionamos alguns temas que podem lhe ajudar a decidir qual vídeo será melhor para a sua estratégia de vídeo marketing:
- Vídeos de conteúdo que levem conhecimento ao seu público alvo.
- Explicar para os seus cliente como usar e instalar os seus produtos.
- Fortalecer e agilizar o seu departamento de suporte com vídeos abordando dúvidas recorrentes.
- Aumentar o tráfego para o seu site, páginas de produto e redes sociais.
- Trabalhar o branding da sua marca, fortalecendo e propagando a imagem da sua empresa como especialista no assunto.
Use vídeos curtos
Além de geralmente possuírem custos mais baixos de produção pela curta duração eles comunicam mais rápido e lhe dão possibilidade de passar para o cliente a característica mais importante do produto que convence da venda. Cada segundo conta no caos de informação que se tornou o Facebook e o Youtube, então sintetize o seu recado.
O vídeo é um verdadeiro pitch do seu produto ou oferta, então trate-o como tal, seu cliente é o investidor que precisa ser conquistado e tem pouco tempo para se encantar com você. Fique atento às limitações de cada canal, o Facebook por exemplo tem a maioria dos vídeos assistidos sem som, enquanto o Youtube não se apresenta dessa forma. Por isso, é interessante que pense em vídeos que funcionem visualmente e que a locução ou trilha sonoro apenas agregue valor à informação principal da mensagem.
Seja simples e direto
Um dos maiores erros do varejista na hora de produzir ou encomendar o seu vídeo é querer incluir todas as informações de um produto ou oferta dentro do roteiro. Ah Sim! O roteiro é sem dúvida a parte mais importante de qualquer objeto de comunicação, sem ele tudo é improviso, com risco de algo bom ficar de fora por esquecimento, ou pior, ter que refazer o vídeo, perder tempo ou ele não funcionar. Ser claro e direto nas informações mais importantes para conversão são a dica para um vídeo de sucesso.
Outro erro muito recorrente é querer falar mais da sua loja do que do seu produto ou oferta. O cliente que estiver sendo impactado pelo seu vídeo vai querer saber primeiro sobre o produto que ele estava procurando no momento que encontrou o vídeo, só depois ele irá para a sua loja saber mais sobre a credibilidade da sua loja. Valore como frete grátis, garantia de entrega, tradição no mercado, condições de pagamento e etc… podem estar presentes no fim do vídeo, mas lembre-se que o objeto é o produto.
Use anúncios pagos para sua própria base
Quase todos os seus concorrentes, que podem variar de empresas de tamanho similar à gigantes do comércio brasileiro, estarão oferecendo descontos e condições que podem não ser parte da sua realidade. Por isso, recorra em quem já comprou em sua loja e conhece o seu atendimento – use ferramentas de remarketing para direcionar seus investimentos para quem já é cliente da sua loja ou já entrou em seu site. Impactando esse público com uma mensagem sucinta e direta fará com que reconsiderem arriscar descontos em uma loja desconhecida. O vídeo é uma ótima peça para remarketing, pois quando o cliente já está namorando um produto ele gosta de ver fotos e ler sobre seus diferenciais em vários sites. É nesse momento que um bom vídeo que entregue informações relevantes dará propriedade para sua marca e ganhará visitas em suas páginas de produto.
Adapte para o SEO
O que pouca gente sabe é que vídeos também devem ser otimizados com SEO. Sendo o Youtube a segunda maior plataforma de buscas atualmente, grande parte das pessoas buscam conhecimento sobre um produto que elas pretendem adquirir no Youtube. Além disso, vídeos com uma ótima relevância no Youtube também ajudam no bom posicionamento do Google.
Assim que tiver seus vídeos prontos, otimize-os para SEO e incorpore-o em seu site. As ferramentas de busca são muito favoráveis à vídeos e esse é um esforço que não custará mais nada e que até você mesmo pode fazer: use palavras-chave relacionadas ao seu produto e ao problema que ele resolve em títulos, descrições e tags. Além de incluir seu vídeo em resultados de buscas por descontos e produtos, o Google melhorará seu resultado orgânico por incluir essa estratégia em seu e-commerce.
Seja memorável
Pesquise e veja quais vídeos da sua estratégia tiveram o maior impacto e tente reproduzi-los. Aposte no que é conhecido e caso não tenha tentando a estratégia de vídeos, confira nossa série especial sobre como você pode produzi-los sozinho. Faça com que seu vídeo tenha um impacto inicial no seu cliente, que a mensagem seja clara e que instigue-o a saber mais sobre suas condições, produtos e loja.
A melhor maneira de qualquer pessoa visualizar um produto antes de compra-lo é vê-lo comentado e com imagens em movimento, isso só o vídeo de produto pode fazer pela sua loja.
Com essas dicas, você pode tornar uma data de vendas garantidas ainda melhor, além de potencializar vendas nas datas de menor giro, usando o conteúdo mais popular do momento. E se quiser decolar suas vendas de uma vez por todas, converse com quem já sabe do assunto: conheça a PRODUZZ!