Isso é comprovado pelo fato dos vídeos serem a maneira preferida por clientes para aprender sobre produtos na web:
Um outro problema na jornada de compra que os vídeos ajudam a solucionar é o aumento das fontes de informação, o que torna impossível guiar um consumidor em uma jornada linear até a compra. A solução é investir nos “micro-momentos”, que são pequenos espaços de tempo onde seu público vai atrás de informações, onde é mais fácil guiá-lo até o seu objetivo e onde vídeos são melhor inseridos e absorvidos.
Para construir essa jornada, primeiramente, defina seus objetivos para cada fase e veja como seus consumidores em potencial interagem com o seu vídeo. Isso vai te dizer como refinar quem é o seu público-alvo e facilitar a tarefa de encontrar interessados pela sua oferta.
Confira como proceder em cada etapa:
Estágio da Descoberta
(Topo do funil)
Objetivo: Fazer com que potenciais consumidores tenham o primeiro contato com a sua marca.
Como fazer: Seus vídeos precisam se destacar dos demais, por isso, tenha cuidado com a mensagem incluída nele e apresente os valores da sua marca de uma maneira breve. Sua duração não pode ser superior a 5 minutos e invista no visual e no storytelling, já que a intenção é provocar emoções que sejam ligadas ao seu produto e favoreçam a compra. Evite qualquer conotação de vendas explícitas e divulgue em todos os meios disponíveis.
Call to Action: Faça com que as pessoas visitem o seu site ou se inscrevam em sua newsletter.
Exemplos: Vídeos educativos, vídeos institucionais, videos de produtos, explicativos e tutorais
Estágio da Pesquisa
(Meio de funil)
Objetivo: Fazer com que pessoas que já conhecem a sua marca, passem a considerá-la em suas compras.
Como fazer: Esse é o estágio mais usado para vídeos atualmente e você precisa ser mais específico sobre o seu produto do que a fase anterior. A intenção é mostrar como seu produto é único e atende as necessidades dos seus clientes. Para isso, cite suas características especiais e cases de sucesso da sua loja. Use depoimentos breves sobre como o seu produto resolveu as necessidades de seus clientes. Dessa forma, você irá aumentar a confiança na sua empresa. Uma sugestão é experimentar animações, já que elas são fáceis de se compreender e divertidas de se assistir.
Call to Action: Faça com que as pessoas se comprometam mais com a sua oferta e caminhem mais no fluxo de compra, com maior tempo de permanência no site ou cliques no e-mail.
Exemplos: Webinares ao vivo, videos de produtos, depoimentos e reviews de consumidores, explicativos e tutorais, cases de sucesso e entrevistas.
Estágio da Compra
(Final de funil)
Objetivo: Tirar qualquer dúvida do consumidor no ato da compra e levar o cliente a concluí-la.
Como fazer: Inclua vídeos na página de compra, como demonstrações simples e reforce as principais características do produto. O objetivo é esclarecer qualquer dúvida que ainda tenha permanecido dentro desse fluxo e trazer confiança para o consumidor finalizar a oferta.
Call To Action: Faça com que as pessoas finalizem a compra (use temas comerciais mais agressivos).
Exemplos: Demonstração de produtos, videos de produtos e vídeos explicativos.
Estágio do Pós-Compra
(pós funil)
Objetivo: Fidelizar o cliente e levá-lo a comprar novamente ou a indicar a sua loja para outros potenciais clientes.
Como fazer: Essa é a oportunidade perfeita para fazer o cross-selling e o up-selling: use novamente uma vertente emocional na sua comunicação e se relacione com as necessidades que seu consumidor ainda pode ter, já que é nesse estágio que ele pode se tornar um defensor da sua marca. Você também pode ser tornar uma fonte de informação, com conteúdos simples e frequentes, onde o vídeo é muito melhor absorvido.
Call To Action: Leve o cliente a visitar o site novamente, escrever críticas favoráveis e recomendar sua loja.
Exemplos: Vídeos de produto, video blogs e entrevistas
Dicas extras:
– Use a mídia paga para melhorar o seu desempenho com seu público alvo.
– Torne o vídeo um meio de diálogo com seu consumidor: responda comentários e faça pesquisas para reunir mais dados. Esses dados com um monitoramento pelos meios divulgados vai garantir uma persona ainda mais específica.
– Apesar de nunca ser o mesmo objetivo, é importante sempre deixar um call to action claro para o seu consumidor.
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