Se você está pensando em uma única estratégia aumentar o fluxo orgânico para o seu e-commerce, crescer sua taxa de conversão e ainda ampliar os canais de divulgação da sua empresa, você só precisa se preocupar com uma coisa: incluir vídeos na sua loja virtual.
O vídeo é um dos formatos que mais crescem atualmente: o YouTube possui mais de 3 bilhões de horas visualizadas por mês (Social Quant) e revolucionou como acessamos conteúdo hoje em dia – são receitas, manuais, demonstrações, explicações, aulas online de todos os assuntos para todas as idades e preferências. Dados revelam que até 2018, o total de espectadores de vídeo cheguem à quase 150 milhões de pessoas.
Agora, porquê não incluir esse formato para divulgar os seus produtos?
Um estudo da Marketing Sherpa revelou que quase 70% das pessoas que visitam um produto em um e-commerce ficam mais propensos à comprá-lo se a página contiver um vídeo.
Isso acontece por um motivo muito simples: nele o usuário pode ver o produto em ação em um nível muito superior que qualquer foto consegue. O próprio YouTube apurou que o conhecimento da oferta pode aumentar em até 74% com o auxílio de vídeos.
A quantidade de informações adquiridas num vídeo também é muito maior do que por meio de fotos e descrições. Considerando que o tempo de atenção de um ser humano pode alcançar menos de um minuto, ter um meio de comunicar a sua oferta de um jeito dinâmico e rápido pode ser o diferencial para conseguir ou não aquela venda.
E isso se reflete em dados: a Wistia apurou que pessoas chegam a passar quase 2,6X mais tempo em páginas com vídeos do aquelas sem. A taxa de conversão aumenta e alcança melhor outros locais, como o mobile, que corresponde atualmente quase 20% do fluxo, dos quais uma boa parte correspondem a potenciais compradores.
O alcance em dispositivos também se traduz em locais, como as redes sociais, que cada vez estão se adequando aos gostos de consumo dessa geração. É só pensar: fomos do Orkut e Twitter que eram ferramentas de texto para o Snapchat e o extinto Vine, ferramentas exclusivas de vídeos de pronto consumo.
Um exemplo mais recente é o próprio Facebook, que também possui o Instagram, redes sociais onde hoje o vídeo é um dos principais conteúdos veiculados e que replicaram a receita de sucesso do modo “Stories” que levou a outro nível a dinâmica de compartilhamento de conteúdo.
O benefício da comunicação é apenas um deles: dentre os diversos fatores que as ferramentas de busca como o Google considera para elevar ou rebaixar resultados em sua busca, os vídeos passaram a ser há alguns anos muito significativos para aumentar a sua relevância perante os buscadores.
Se você está pensando que esse recurso é muito caro, você apenas precisa decidir qual é o melhor formato, já que há diversos tipos de vídeos com diferentes preços que só tem uma coisa em comum: o retorno quase garantido. Dados revelam que 70% dos profissionais de marketing afirmam que o vídeo possui o melhor retorno sobre valor investido, ou seja, cada centavo gasto será um centavo de volta para o seu bolso!
E aí? Você tem alguma ideia para um vídeo para a sua empresa? Clique aqui e conte pra gente!