Se você está atrás de um meio de conquistar a atenção do seu consumidor, aumentar a conversão na compra e dinamizar a sua divulgação, o vídeo é o melhor formato, seja ele o vídeo institucional ou de produto.
Mas afinal, qual é o efeito que um vídeo pode fazer sobre o faturamento de uma loja? E como cada formato funciona?
Fenômenos como a Netflix e os YouTubers deixam claro que muita gente é atraída por esse tipo de formato: atualmente, 62% das pesquisas feitas no Google incluem procura por vídeos.
O mercado já percebeu esse fenômeno e não demorou para que os anúncios do YouTube ficarem cada vez mais criativos, afinal, mesmo com a rejeição inicial que sofrem, foi revelado que cada usuário vê uma média de, no mínimo, um anúncio na plataforma por dia.
Esses dados e mudanças são resultado da facilidade de compreensão dos vídeos em comparação ao texto, que pode chegar a ser 60 mil vezes mais fáceis de serem entendidos.
Ainda mais, a Animoto, especializada em vídeos institucionais, apurou que os consumidores estão 4X mais propensos a ver um vídeo do que ler sobre o mesmo conteúdo dele.
São dados que concluem que o vídeo faz parte do processo de compra do cliente, por serem terem um formato atraente e de fácil compreensão e isso os torna essencial para aumentar o seu faturamento, por fatores como:
– Aumentar a decisão do consumidor pela compra
Textos e imagens tendem a abordar um grande volume de informações que nem sempre são absorvidos pelos leitores. O vídeo seleciona essas informações e as transmite para o consumidor em poucos minutos, de um modo dinâmico e convincente, o que aumenta a chance de prosseguimento da oferta ou serviço.
– Dinamiza o produto, interagindo com o cliente em potencial.
Foi apurado que 1 a cada 3 jovens que veja um vídeo de “como fazer” tendem a optar pela compra do produto. Isso se deve pela proximidade e demonstração dos efeitos do produto, o que fotos nem sempre conseguem transmitir, aumentando os seus benefícios para quem deseja comprá-lo.
– Explica o conceito da sua empresa e aumenta a identificação dos consumidores com ela.
Se você está pensando em investir em vídeos institucionais, que explicam a proposta de sua empresa, além de ser ainda mais atraente para serviços. Você tem apenas alguns minutos antes de perder a atenção do seu consumidor em potencial, mas o vídeo transmite todo o conceito da sua empresa e seu portfólio, dinamizando ainda mais a comunicação.
– Multiplica suas plataformas de divulgação e dinamiza suas redes sociais.
Você precisa ter um formato de texto em cada local: site, e-mail, redes sociais…mas ao contrário, o vídeo pode ser otimizado para cada um deles, mas não prejudica sua conversão e pode ser utilizado numa série de locais, o que resulta numa economia de tempo e de recursos para a divulgação da sua oferta ou serviço.