Já pensou que fatores fazem um vídeo ser inesquecível para alguém na sua loja on line?

As plataformas de vídeo Wistia e de redes sociais Buffer se uniram para tirar a limpo essa dúvida. Juntando uma série de dados e pesquisas, eles chegaram a conclusões, mas vamos abordar 5 que você pode começar a aplicar agora com qualquer vídeo que você esteja planejando:

1 – Faça com que seus primeiros segundos sejam os melhores:

Nós já mencionamos em outros artigos, mas a pesquisa confirmou que você tem apenas 8 segundos para captar a atenção do seu consumidor, por isso, seus primeiros segundos são fundamentais.

Se sua estratégia envolve o YouTube, essa regra vai assegurar que você terá mais visualizações em seus vídeos e seu orçamento renda muito mais.

Dicas: inclua a sua marca logo no início, deixe para divulgar sua loja no final e lance seus melhores produtos e ofertas para que seu expectador capte logo o que você tem a dizer.

2 – Escolha um thumbnail interessante:

Essa regra é importante para quem usa redes sociais: os compartilhamentos em redes sociais nem sempre são efetivos e seus vídeos precisam ser chamativos para quem visitar a sua página ou perfil.

Se você somar o fato de que em boa parte desses locais não haverá títulos, é essencial que você os torne irresistíveis em uma foto e transmita em uma imagem todo o seu potencial.

Dicas: se for o anúncio de um produto, escolha a melhor foto dele ou a mais reconhecível (por exemplo: um iPhone é famoso pelo símbolo da Apple e pelo seu design, por isso evite fotos laterais). Se for uma promoção, deixe os números em letras em destaque.

3 – Não dependa da música para fazer seus vídeos:

Nem esquente em investir em uma trilha mais cara para seus vídeos ou uma narração trabalhosa: do mesmo jeito que o título dos vídeos, em boa parte de sua comunicação em redes sociais ela não será ouvida.

A pesquisa apurou que mais de 85% dos vídeos do Facebook são publicados sem som! Boa parte das pessoas que verão seu vídeo querem que todas as informações sejam visuais.

Dicas: sempre inclua uma narração, mas não deixe que informações importantes sejam ditas apenas por ela. Revise seu vídeo e o considere terminado quando todos os detalhes de sua mensagem sejam compreensíveis apenas visualmente.

4 – Não esqueça de um CTA matador:

Não adianta nada investir uma fortuna em vários vídeos se os consumidores não sabem para onde ir a partir dali.

Não se engane: boa parte deles NÃO pode não procurar seu nome no YouTube ou Google.

Sempre deixe um call to action claro para a oferta em específico. Um bom modo é deixar que todas as divulgações incluam um caminho claro para a compra. No YouTube isso é mais fácil, por meio de anotações e recursos similares que permitem a inclusão de links.

Dicas: deixe um call to action claro no final do vídeo, seja com um link embutido ou um link próximo (por exemplo, em campanhas para redes sociais). Seja claro, direto e específico (por exemplo, um botão “Compre Agora” ou “Saiba mais”).

5 – Invista em SEO:

Mesmo com os anúncios pagos sendo um modo rápido e fácil de ocupar as primeiras posições, não despreze o potencial que o fluxo orgânico (os demais resultados que não requerem dinheiro) podem representar.

Se você já utiliza em sua loja, não subestime o potencial e otimize seus vídeos também. Em breve iremos fazer uma lista com várias práticas para que seu vídeo seja encontrado em qualquer lugar.

Dicas: se informe sobre otimização de vídeos e veja com a sua agência produtora se há um interesse em otimizá-los antes de entregá-los.

Se você quiser conferir a pesquisa completa, clique aqui (em inglês):