Terminando a nossa série sobre plataformas de vídeo, vamos falar sobre o Instagram caiu no gosto do brasileiro nos últimos tempos graças a sua variedade e praticidade. Contudo, há pouco tempo a empresa deu um passo além das fotografias e agora permite pequenos vídeos de até 30 segundos para seus seguidores. Criado em 2010, ele foi comprado pelo Facebook.
A praticidade do Instagram permite que você escolha seus anúncios tanto em fotografias como em vídeos. O seu principal recurso de divulgação são as hashtags, disponibilizadas de uma forma que permite que nenhum expert seja necessário para fazer um bom trabalho. Dessa forma, para quem quer dar o primeiro passo numa estratégia de marketing, o Instagram é uma ótima plataforma.
Centrado na versão mobile como o Vine, é possível acessar uma infinidade de aplicativos ajudam na edição ou correção do seu vídeo. Quem já conhece a plataforma, pode estar acostumado com apenas 15 segundos para gravar um vídeo, mas anunciantes podem dispor de 30 segundos. As funcionalidades de anúncios podem ser utilizadas tanto via Facebook como Instagram.
Nos anúncios, o Instagram irá incluir o conteúdo da sua empresa dentro da timeline dos usuários do aplicativo, como se eles seguissem o seu perfil (similar ao Facebook). Dentro do post, eles tem a possibilidade de curtir, comentar, seguir seu perfil ou acessar um call-to-action. Essa pode ser uma boa abertura para vídeos para quem tem experiência com outros anúncios, como Facebook ou Twitter, onde há vários recursos similares, como a segmentação de público.
Como ponto negativo, há limitações e restrições dentro dos posts. A principal restrição dos posts está no número limitado de redes sociais em que eles podem ser compartilhados e na sua interação. Similar ao Vimeo e ao Vine, você estará em contato com fãs, então esteja atento para preservar as suas ofertas no seu canal. Como o Vine, é preciso ser criativo em seus anúncios, para poder aumentar as suas conversões. Ainda, por ter caído mais facilmente no gosto dos brasileiros, já é necessário estar atento à competição dentro do Instagram. Por ainda ser uma plataforma centrada no mobile, é necessário ter alguma estrutura em celulares para redirecionar o fluxo vindo dela.
Pontos Fortes:
– Pode ser usado nas formas gratuita (hashtags)e anúncios pagos.
– Existe a opção de intercalar vídeos com fotos.
– Possui recursos para melhorar vídeos na plataforma.
– Variedade de posts em formatos de vídeos e fotos.
– Boa presença no mercado nacional.
Pontos Fracos:
– Já existe um grande número de concorrentes.
– Há limitações para incluir texto.
– As publicações na plataforma são à apenas algumas redes sociais.
– Centrado em mobile, necessita de alguma estratégia mobile para suportar os anúncios, como sites responsivos.
Melhor estratégia: É uma das melhores opções para quem quer começar em estratégias de vídeo. Há uma facilidade da plataforma para postagem, liberdade para anúncios gratuitos e pagos e para postagens que não sejam exclusivas em vídeos, não necessitando uma produção recorrente. Há uma boa variedade de público nacional, mas é preciso estar atento à competição e ter uma estrutura mobile para suportar o fluxo vindo da plataforma.
Confira aqui a primeira parte de nosso especial, sobre o YouTube.
Confira aqui a segunda parte de nosso especial, sobre o Vimeo.
Confira aqui a terceira parte de nosso especial, sobre o Vine.