Na terceira parte de nosso especial sobre plataformas de vídeos, iremos falar sobre o Vine. Como o Vimeo, ele ainda está em crescimento no país. Adquirido pelo Twitter em 2012, como a rede social, ele funciona num formato similar: cada vídeo postado dura apenas 6 segundos.
Mesmo sendo bem recente e ter um formato inusitado, ela já tem feito sucesso entre os mais jovens, alguns que se tornaram viners (usuários ativos da plataforma) quase milionários no Brasil, alguns com quase 800 mil inscritos em seus canais. Vale lembrar que o Vine é uma das plataformas de vídeo favoritas para usuários mobile.
No Vine, o que vale é a eficiência da sua mensagem aliada a rapidez na qual seu conteúdo está limitado, afinal, você tem apenas poucos segundos para cativar seus usuários. Logo de início, pensar numa boa produção para ter um número maior de vídeos pode ser uma boa saída e garantir uma maior fidelidade de quem visualiza.
A plataforma permite que tanto a audiência como os usuários interajam de várias formas com os vídeos e a marca. O seu dinamismo é algo fundamental para ter em mente quando fizer os seus vídeos: priorize demonstrações, teasers e outras formas de absorção pronta. Seja criativo, divertido e inovador.
Um grande ponto negativo do Vine é seu baixo alinhamento com negócios. Não há opções para empresas que desejam investir na plataforma para negócios, exceto desenvolver um canal e criar um conteúdo interessante que esteja relacionado a marca, similar ao YouTube. Diferente dele é que não há opções para SEO, além de hashtags e nenhuma funcionalidade de anúncios que permitam uma divulgação paga dos conteúdos veiculados.
Pontos Fortes
– Ela é totalmente gratuita
– Permite grande dinamismo e criatividade dentro da funcionalidade da ferramenta.
– Permite vinculação com outras plataformas e redes sociais.
– Permite tags para que seu conteúdo seja encontrado.
Pontos Fracos
– Somente permite vídeos de baixa duração.
– Mais popular apenas no segmento mais jovem.
– Não há qualquer possibilidade de investimento pago.
– Não há qualquer suporte para negócios, exceto o desenvolvimento de um perfil.
Melhor estratégia: Se seu negócio tem um público jovem e você tem uma grande flexibilidade criativa para desenvolver vídeos, o Vine é um bom lugar para começar. Voltado para um público mais jovem, ele requer criatividade e atenção para despertar o interesse do público. Não deve ser adotado como estratégia única, mas como um auxiliar para desenvolver conteúdos mais dinâmicos.
Confira aqui a primeira parte de nosso especial, sobre o YouTube.
Confira aqui a segunda parte de nosso especial, sobre o Vimeo.