Na segunda parte do nosso especial sobre plataformas de vídeos, vamos falar do Vimeo. Criado em 2004, seu nome vem da junção das palavras “video” e “me”. Ele é bem menor que o YouTube, mas mesmo que isso signifique menos usuários, a plataforma soube construir seus nichos de visualizações bem definidos e priorizou a qualidade dos vídeos postados nele. Há quem diga que o Vímeo é o “LinkedIn das plataformas de vídeos” e eles não estão muito longe de estar certos. Comparando os dois, enquanto o YouTube foca em entretenimento, o Vímeo foca em conteúdo de vídeo de alta qualidade.
Um dos maiores recursos do Vimeo é a customização. Quem investir nele deve se preocupar em personalizar ao máximo o vídeo, desde a sua produção, de acordo com o seu consumidor e com a sua loja. Se sua loja não tiver um nicho claro de trabalho, é possível contornar focando em alguns produtos a serem divulgados dentro dele para públicos específicos, como algumas marcas de maquiagens e consoles de videogames, por exemplo.
Um dos melhores recursos da customização está o jogo de cores desenvolvido na plataforma, que permite deixar a sua página com a cara de sua loja, um recurso que acaba muito discreto nas outras plataformas. Como dito, ele é uma plataforma de alta qualidade para postagem de vídeos e muito mais próxima do seu público do que as demais, o que exige uma grande atenção quanto ao conteúdo e tratamento do público, dentro dos seus fóruns. Esse é um fator fundamental para manter a integridade da sua marca e conquistar um bom público.
O seus pontos fracos são a sua presença bem tímida no mercado brasileiro atualmente, restrita a apenas alguns públicos mais específicos, o que pode ser atrativo para alguns produtos como câmeras, tripés, serviços de edições de vídeo e etc. A principal barreira do Vimeo, contudo, é que a plataforma, na sua forma gratuita, é vetada para usos comerciais e o valor para seu uso atualmente é caro para iniciantes (US$199).
Pontos Fortes
– Plataforma de conteúdos de alta qualidade e nichos já desenvolvidos.
– Possibilita uma maior proximidade com seu usuário e com o público.
– Maior customização do seu canal dentro da plataforma.
– Plataforma auxilia a melhorar a qualidade dos vídeos.
– Sem propagandas e sem vínculos com vídeos de concorrentes.
Pontos Fracos
– Disponível para fins comerciais apenas em sua versão paga.
– Alto valor para versão paga disponível para negócios.
– Baixo impacto do SEO na plataforma.
– Pouca liberdade para contornar recursos pagos.
Melhor estratégia: Não é a mais indicada para quem está começando e não tem uma estratégia bem alinhada na produção de vídeos e não pode fazer grandes investimentos no momento. É mais indicada para quem tem nichos específicos de alto valor relacionados à produção do vídeo e quer dar um passo além das plataformas gratuitas. É preciso ter em mente a importância da personalização e do contato com seus clientes.
Confira aqui a primeira parte de nosso especial, sobre o YouTube.