Os vídeos de produtos são ótimas soluções para aumentar as vendas em sua loja virtual. O e-commerce provou que o formato é essencial para aumentar as visitas e a taxa de conversão dos carrinhos. Mas além da minha página, onde eu posso usar vídeos para divulgar minha loja online?

Vamos ver os prós e contras de várias plataformas, começando com YouTube!

Hoje o YouTube é a maior e mais conhecida plataforma de vídeos da internet. Comprada pelo Google em 2006, todos os dias, centenas de vídeos são colocados e milhares são vistos por minuto!

Um fator importante é que você sempre publicar seus vídeos nele, por ser uma plataforma grátis, popular e indexável dentro da busca do Google. Ou seja, o YouTube também pode te ajudar a alcançar as primeiras posições na busca orgânica do Google. Além disso, ele tolera uma grande variedade de tipos e tamanhos de vídeos, não cobrando a mais por seu upload, diferente do que ocorre em algumas plataformas do mesmo ramo.

O ponto fraco do YouTube é que até pouco tempo ele ainda não é a melhor plataforma para compras: Pense em todas as propagandas que você já viu no YouTube: quantas tinham a ver com o que você estava vendo ou interessado? Mesmo assim, elas irão contar como visualizações, que por sua vez podem gerar cliques de baixa qualidade e, logo, usar seu investimento para um baixo retorno.

Além disso, várias reclamações surgiram de anunciantes que tiveram seus conteúdos veiculados à vídeos e YouTubers com conteúdos inapropriados ou ofensivos. Não há um controle rígido de onde seu vídeo será veiculado.

O Google tem trabalhado para melhorar isso: recentemente ele inaugurou uma nova diretriz entre os seus produtores de conteúdo, evitando que seu anúncio apareça em conteúdos sensacionalistas e relacionado a mensagens que podem ser consideradas ofensivas, e logo, prejudiciais ao nome da sua loja.

Em contrapartida, o YouTube, por pertencer ao Google, está bem integrado com as suas estratégias e plataformas de administração. Então você não vai precisar ser um gênio da informática para gerir seus vídeos e suas campanhas e o próprio Google irá te fornecer treinamento para em pouco tempo estar confortável administrando suas campanhas e vídeos.

Um dos melhores pontos seria a possibilidade de parceria se você achar algum YouTuber que esteja alinhado com o seu mercado. Basta negociar um valor de patrocínio para ter seus produtos e loja inclusos no vídeo. É uma maneira que contorna a falha de anúncios e leva sua oferta diretamente para o seu mercado-alvo.

Lembre-se: evite os nomes grandes se você for uma loja pequena, procure alguém que tenha um bom número de visualizações e inscritos, que tenha uma produção semi-profissional e assim você encontrará alguém que esteja aberto a negociar um bom preço para você e a sua loja.

Pontos Fortes:
– Gratuita tanto para uploads e recursos dos canais.
– É a maior e mais popular plataforma de todas.
– Ambiente propício para divulgações de loja, demonstrações e parcerias com YouTubers.
– Fácil vínculo em outros locais e plataformas.
– Alta influência de SEO possibilita posições maiores em buscas sem grandes investimentos.

 

Pontos Fracos:
– Não possui muitos recursos para aumentar a qualidade de vídeos postados.
– Ainda não é o melhor ambiente para vendas de produtos para mercados específicos e não há controle quanto a veiculação de campanhas pagas.
– Não há muitos locais para incluir links.
– A popularidade também cria uma competição para que você seja visto nas buscas.

 

MELHOR ESTRATÉGIA: É uma presença mandatória, mas que não permite retorno de grandes investimentos se estiver começando na estratégia de vídeos. Prefira usá-lo para vídeos de demonstração e divulgação, mas não foque em vendas de produtos se não tiver interesse em parcerias ou anúncios pagos. Caso queira ser mais agressivo, invista em SEO para ser achado, invista em anúncios num valor moderado e tente encontrar uma boa parceria com um YouTuber de médio porte para divulgação da sua marca, loja e promoções.

Se você quiser saber mais dados sobre vídeos no e-commerce, baixe nosso infográfico grátis! Confira ele aqui