Como os usuários que estão pesquisando por um problema, um produto ou um serviço no YouTube acham o seu conteúdo? Como fazer seus vídeos serem encontrados pela audiência que você quer alcançar? Como o YouTube recomenda seu conteúdo e canal para novos seguidores? Neste conteúdo, vamos responder essas dúvidas e dar dicas baseadas nos conceitos atualizados de SEO para YouTube em 2022.
Estratégias para obter visualizações e engajamento no YouTube
Recentemente o YouTube liberou um conteúdo novo explicando como funciona a dinâmica de pesquisa e descoberta de vídeos na plataforma. Algumas coisas mudaram e outras permaneceram na mesma. Mas como isso reflete na descoberta de vídeos da sua empresa na plataforma? Vamos descobrir a agora!
O conteúdo da sua empresa no YouTube pode ser descoberto de três formas em 2022:
1 – Página inicial do YouTube;
2 – Na pesquisa;
3 – Nos conteúdos sugeridos.
O sistema de recomendação do YouTube tem um objetivo simples e muito importante: fazer uma ligação de qualidade entre o espectador e o conteúdo que ele está propenso a assistir. Agora fica a dica! O YouTube não quer indicar apenas o conteúdo que o espectador se interessa por assistir, a plataforma procura recomendar o vídeo que o usuário assistiria de fato!
E o que queremos dizer com isso?
Pense em um triângulo. Em uma ponta temos você, criando conteúdo para o seu público-alvo. Na outra, o YouTube, que tem a obrigação de entregar o conteúdo certo para os seus usuários. E, na terceira, temos os espectadores que vão validar se as duas outras pontas – o YouTube e você – estão trabalhando corretamente. O usuário vai encontrar, permanecer assistindo e interagir com os vídeos apenas se vocês fizerem um bom trabalho. Essa dobradinha é essencial para que seu vídeo seja um sucesso de visualizações e engajamento.
Então guarda aí com você: Encontrar, permanecer e interagir com o vídeo.
Quando falamos “encontrar o vídeo”, estamos falando de título e thumbnail, itens responsáveis por chamar a atenção do seu público-alvo. Por exemplo, se eu coloco o título “Como fazer um bolo”, e o usuário que quer aprender a fazer um bolo descobre esse vídeo, seja na pesquisa ou na recomendação, provavelmente ele vai clicar para assistir. Até aí tudo fácil e super entendido! Certo?
Mas você se lembra que falamos que o importante não é apenas o usuário encontrar o seu vídeo, que é necessário que ele também permaneça assistindo e interagindo com ele? E por que isso é importante?
Porque, quando o espectador assiste o seu vídeo sem rejeitá-lo e cria uma interação – seja um like, comentário ou inscrição, por exemplo -, ele está indicando para o YouTube que o seu vídeo tem realmente relevância e que pode ser recomendado para outras pessoas com o mesmo perfil.
Além disso, com essa interação, o usuário também indica para o YouTube que mais conteúdos como esse que acabou de assistir no seu canal podem ser recomendados para ele no futuro, pois gostou e tem interesse em ver outros semelhantes.
Mas nem tudo são flores! Assim como você, outros concorrentes podem estar produzindo conteúdo do mesmo assunto e para a mesma audiência, fazendo seu vídeo aparecer menos para o seu público-alvo. Ou seja, quanto maior a concorrência em um determinado assunto, mais o seu vídeo terá que ser relevante para se sobressair nas recomendações.
Resumindo, se um conteúdo é direcionado para um público específico, que engaja com ele, o YouTube recomenda mais, para usuários com perfis semelhantes. E, para isso, a plataforma faz essa relação entre o interesse dos espectadores e o desempenho do seu vídeo.
No final das contas, o que importa não é a busca por decifrar um algoritmo misterioso, mas, sim, decifrar o que os seus leads e sua audiência desejam assistir de fato!
Gostou do conteúdo?
Siga nossa página! Acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhe também. Se quiser conversar com um dos nossos consultores para saber como podemos lhe ajudar a criar autoridade para a sua marca no Youtube clique no link.