Sua empresa tem um canal corporativo no YouTube? Mostramos porque é importante – e urgente – criar e manter um canal de vídeos corporativo. Afinal, você não quer que seu negócio fique de fora do segundo maior buscador da Internet. Certo?
Três motivos para se criar um canal corporativo no YouTube
Nossa tarefa nesse post é fazer você chegar ao final do conteúdo convencido de quão essencial para o seu negócio é um canal de vídeos corporativo no YouTube. E vamos fazer isso não pela gente e, sim, pela sua empresa!
Vale lembrar que, quando falamos de Youtube, estamos falando do segundo maior buscador da Internet, e, para quem não sabe, o Google – que é o primeiro buscador – também é dono do Youtube. Você já entrou no Youtube para pesquisar um produto ou um serviço e só achou vídeo de concorrente? Isso é o primeiro sinal de quanto é grave a sua situação, mas não vamos focar no problema e, sim, na solução.
De imediato, enumeramos três fatores que mostram porque criar e manter o canal da sua empresa no YouTube é uma tarefa urgente.
1 – Ecossistema do Google
O primeiro fator é o próprio Ecossistema do Google. Com um canal no YouTube, sua empresa estará inserida por completo no ecossistema do Google. Como falamos anteriormente, o Google é dono do Youtube, e os dois têm se fundido cada vez mais.
Você já deve ter reparado a quantidade de vídeos que hoje aparecem na busca, no feed do Android e dentro das ferramentas parceiras do Google, como aplicativos.
Isso só é possível porque, para o Google, o Youtube é uma ferramenta específica de vídeo inserida dentro de todo um conjunto de ferramentas, que incluem Gmail, Drive etc. Tudo integrado, rodando junto.
Então, não trabalhar o Youtube é como voltar no tempo e ter um site sem um blog, por exemplo. Ou seja, ter apenas uma página institucional, sem vida e sem gerar relevância para o seu público consumidor.
2 – Comportamento humano
O comportamento humano é o nosso segundo fator. As pessoas preferem assistir vídeos a ler. Isso se dá pelo fato de que o vídeo é o mais perto que a gente tem hoje da memória, de uma experiência real presencial. Por isso é tão comum uma pessoa se lembrar mais de um vídeo que tenha visto do que de algo que tenha lido. Não estamos falando de gosto pessoal, estamos falando de algo natural e comprovado.
Quando uma pessoa pesquisa por um produto ou serviço no Youtube, ela está procurando uma experiência real. Pelo menos o mais realista possível. Por isso todo o sucesso dos unboxes e dos influenciadores.
Mas, preste atenção, estamos tratando aqui de conteúdo de empresas. Se uma pessoa procura como montar um produto ou um tutorial de um software, ela quer alguém lhe explicando isso de forma natural, como se tivesse sentada do lado ouvindo. De certa forma, é isso que você quer fazer com o seu público-alvo: sentar-se do lado dele e explicar como funciona seu produto ou serviço. Concordam?
Então falamos aqui sobre comportamento humano e, também, sobre o ecossistema do Google. Quando uma pessoa entra no Google e procura por conhecimento (seja sobre um produto ou um serviço), para se decidir sobre uma compra ou contratação, o Google lhe oferece um vídeo, muitas vezes, diretamente na pesquisa. É nesse momento que a pessoa tem um impulso imediato de visitar o canal, onde vai encontrar um mundo de informações qualificadas sobre o problema que ela deseja resolver. E é aí que você brilha!
3 – Tecnologia
Para finalizar, mas não menos importante, a tecnologia é o terceiro fator. Celulares com maior processamento, telas melhores e Internet cada vez mais rápida fizeram com que o comportamento do consumidor se adaptasse ao consumo de vídeos.
Então a conclusão é a seguinte: não ter um canal corporativo no Youtube para sua empresa se comunicar com vídeos é deixar de se comunicar! Pois a Tecnologia, o comportamento humano e o ecossistema caminham numa direção e você estaria caminhando na outra!
Por isso é importante começar, mesmo que de forma simples, para garantir o lugar da sua marca nesse ecossistema tão promissor que é o Youtube.
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