Você sabia que vídeos no e-commerce são uma excelente estratégia para aumentar as suas vendas? Para cada etapa da jornada de compra do consumidor existe um estilo de vídeo diferente. E neste nosso conteúdo, vamos lhe ajudar a criar o tipo de vídeo certo para atender o seu objetivo do momento.
Existe um vídeo certo para cada momento da jornada de compra
Muito se fala sobre a necessidade de produzir vídeos para e-commerce, mas pouco se comenta sobre a estratégia, sobre qual vídeo cumpre uma determinada função e em qual momento da jornada de compra do consumidor ele deve ser usado. Conheça os sete tipos de vídeo essenciais para você cercar os seus consumidores de informação; reduzir as objeções e dúvidas; e conduzi-los até o botão de compra com segurança!
01 – Anúncio
Esse primeiro tipo de vídeo é o mais utilizado, porque é o mais simples e, geralmente, tem a menor duração. Cada anúncio tem em torno de 15 segundos a um minuto, dependendo da plataforma e do tipo de campanha.
O objetivo desse tipo de vídeo é simples: atingir o público, geralmente nas redes sociais, informando que o produto está em promoção; que tem o preço X ou Y etc. Em datas especiais do calendário do e-commerce, também é possível fazer um anúncio em carrossel de produtos, ofertando mais de um produto em um mesmo vídeo.
Um anúncio pode ter ou não ter preço, depende do seu objetivo. Às vezes você deseja apenas levar as pessoas para o seu site e depois entregar preço. Mas o seu interesse também pode ser o de já dar o preço direto no anúncio, para não perder quem está perto de comprar o produto e só espera uma promoção. Aliás, se o seu anúncio chegar a um consumidor que já conhece o produto e está apenas esperando uma oportunidade de preço para comprar, você tem grandes chances de realizar essa venda!
Para considerar se vale a pena ou não colocar preço nos seus anúncios, a regra é a seguinte.
Sem preço: Quando você tem um produto com exclusividade, chame a atenção apenas para o produto. Não há necessidade de colocar o preço nesse caso.
Com preço: Quando você não tiver exclusividade no produto, como um tênis da Nike, por exemplo, coloque o preço! O consumidor já está sendo impactado com inúmeros anúncios de remarketing de lojas concorrentes na Internet, e você pode conquistar esse consumidor no preço, já que o produto ele já conhece.
02 – Descrição de Características
Esse tipo de vídeo é o menos subjetivo da lista e possui uma abordagem bem direta e objetiva dos diferenciais do produto. Ele pode ser utilizado na página do produto para enriquecer as informações de cadastro, ajudando o consumidor a entender melhor o que ele está comprando.
Um vídeo descrição de características pode ser produzido com animações das fotos que você já fez para o cadastro do produto nas páginas de vendas ou com novas gravações em vídeo. O importante é você fazer uma tradução direta da sua página de produto.
Hoje muitos consumidores preferem assistir vídeos a ler. E quando um vídeo aparece na descrição ou no carrossel de imagens na página do produto, o cliente consegue absorver as informações e diferenciais de forma mais rápida.
Você não precisa abordar todos os principais diferenciais do seu produto no vídeo, bastam os principais. Dessa forma, o consumidor já entende os benefícios logo no topo da página do produto, sem nem passar pela descrição, bem ali do lado do botão de compra! É por isso que páginas que possuem vídeos de produto geralmente convertem mais.
Os vídeos de descrição de características fazem parte do pacote de vídeos essenciais e são muito recomendados pela Amazon no cadastro do produto. Além disso, páginas que possuem vídeos de produto têm uma maior retenção do usuário, melhorando o ranqueamento e enriquecendo a informação.
03 – Unboxing
O famoso unboxing! Esse tipo de vídeo ficou famoso justamente por trabalhar o psicológico dos consumidores. Mais do que um estilo, o unboxing é uma espécie de introdução, muito utilizada no início dos vídeos de review, que vamos falar mais à frente.
O unboxing é uma maneira de criar uma sensação antecipada de compra na cabeça do consumidor. O espectador do vídeo participa da abertura da caixa do produto e vê item por item, como se estivesse comprado. O curioso é que “o que vem na caixa” é um item que geralmente vem no manual de instrução de muitos produtos, geralmente eletrônicos. Então não é a invenção da roda, mas é algo muito satisfatório, que aguça a curiosidade e aumenta o desejo do consumidor.
Esse tipo de vídeo é muito utilizado no YouTube e nas redes sociais, mas pode ser usado também nas páginas de produto, como uma maneira de reforçar o desejo da compra e aumentar a conversão. Ele pode ter comentários ou apenas legendas e pode ser acompanhado de uma breve demonstração do produto sendo usado na prática, para complementar essa ideia de desejo.
04 – Review
Este é um estilo de vídeo bem poderoso, pode ter certeza! Muitos consumidores que compram os seus produtos assistiram a um review feito por outra pessoa que não você. Na verdade, essa é a função mais importante desse tipo de vídeo: dar uma opinião externa e imparcial sobre o produto.
A diferença entre um review e um vídeo descrição de características é que o review é mais dedicado à opinião sobre o produto, e o vídeo de descrição relaciona mais às funções e características em forma de lista, quantidades etc. Um review é feito, na maioria das vezes, com gravação de vídeo e com a presença visual de um apresentador especialista.
Um exemplo simples: um vídeo review de um tênis de corrida. Quem melhor para fazer um vídeo sobre tênis de corrida do que um atleta de corrida? Você pode ter um e-commerce de produtos esportivos variados e não entender a fundo de todos os esportes como um atleta da área. Geralmente, o review é acompanhado de comparações com outros produtos da mesma categoria. Isso acontece muito com celulares, eletrônicos, produtos de beleza, por exemplo.
No entanto, você não está proibido de fazer um review do seu próprio produto. Você pode falar das coisas boas do produto, destacá-las no vídeo e comentá-las. Dessa forma você garante que o seu consumidor encontre um vídeo com informações qualificadas também. O review, quando produzido por você, vai bem na sua rede social e na página do produto também.
05 – Como Instalar e Montar
Esse tipo de vídeo deve ser bem técnico, o objetivo é aproveitá-lo em vários momentos. Os vídeos de como instalar e montar são importantes para o pós-compra – para reduzir o impacto de chamadas no SAC da sua loja – e, também, por incrível que pareça, para aumentar a reputação do seu produto com o público nas avaliações do marketplace, por exemplo. Isso é curioso, mas tem uma relação direta e vamos explicar por quê.
Muitas vezes um usuário compra um produto e monta ou utiliza de forma errada. Logo em seguida, ele reclama do seu produto na Internet, baixando a reputação do seu produto por motivos que você poderia ter controlado logo durante a compra com um vídeo de como instalar e montar. Com as novas ferramentas de avaliação em vídeo pelos consumidores da Amazon e da Shopee, por exemplo, é muito fácil encontrar pessoas reclamando do produto de forma equivocada. Mas, como sabemos, mesmo nos casos em que o cliente errou, o estrago já está feito.
O vídeo de como montar e instalar pode ser usado nas páginas de produtos ou na sessão de dúvidas e, também, pode ser enviado diretamente pelo suporte ou através de links no manual de instruções do produto.
06 – Dúvidas e Dicas
Não vamos confundir esse tipo de vídeo com o item anterior de instalação. Esse aqui é praticamente um vídeo de FAQ (Frequently Asked Questions). A ideia é que você faça vários pequenos vídeos que sejam enviados para os consumidores assim que eles levantarem cada questão sobre o seu produto. Uma dica é pegar as perguntas mais recorrentes do seu produto e transformá-las em vídeos diversos. Dessa forma, você não precisa ficar atualizando o mesmo vídeo sempre que uma nova dúvida surgir.
Tanto o vídeo de dúvidas e dicas, quanto o de instalação e montagem são vídeos mais utilizados no pós-venda, portanto, você pode realizá-los de forma mais simples, com a ajuda de um celular, por exemplo. A imagem deve ser sempre muito bem iluminada e visualmente limpa de informações que tirem a atenção do espectador. Um fundo branco ou uma mesa simples para manipular o produto já resolvem.
07 – Opiniões dos Consumidores
Esse tipo de vídeo é o mais simples da lista. Até porque, no final das contas, é a opinião do consumidor que importa, pois é uma espécie de potencializadora de vendas. Você cria um monte de vídeos para atrair e convencer os seus consumidores, mas eles não têm nenhuma confirmação de como será a compra de fato. E é no vídeo com opiniões dos consumidores que você aborda essa objeção.
Esse é um vídeo que não precisa falar apenas do produto, mas pode falar da experiência de compra como um todo. Fazer um vídeo com consumidores contando como foi boa a experiência de comprar na sua loja é o pulo do gato! É dessa forma que o seu consumidor terá uma validação de tudo que você prometeu durante a jornada de compra.
Existem ferramentas para avaliações em texto, fotos e vídeos nativas das plataformas, mas você não está proibido de estimular seus clientes a gravarem vídeos mostrando como estão satisfeitos com seu produto e atendimento. Incentive-os também a publicarem esses vídeos em suas redes sociais e na página do seu produto ou site.
Um cliente satisfeito com a compra, se abordado no tempo certo, pode gravar um vídeo utilizando o celular. E esse vídeo simples, com certeza, vai estimular outras pessoas a comprar, fechando todo o seu ciclo de venda. Fique tranquilo em oferecer um desconto para um cliente satisfeito gravar um vídeo para você. Porque, se ele não estiver satisfeito, não vai gravar! O desconto sai como um estímulo pelo trabalho.
Inicie hoje mesmo sua estratégia de vídeos para e-commerce
Esses são os principais tipos de vídeos que podem ser produzidos para o seu produto, mas, é claro, existem outros estilos que não citamos. O objetivo desse nosso conteúdo foi o de mostrar o que é mais prático, são ideias para fazer você pensar na sua necessidade do momento.
Você acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Então compartilhe! 🙂